Vamos?
Nova edição do Salão do Livro para Crianças e Jovens será inaugurada quinta-feira no MAM
Roberta Campos Babo
Engana-se quem acha que criança só gosta de brinquedos. Cada vez mais a turma pequena se interessa por literatura. Como prova disso, o Salão do Livro para Crianças e Jovens, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) se firma no calendário cultural do Rio de Janeiro.
A sétima edição começa na quinta-feira e vai até o dia 27, no Museu de Arte Moderna (MAM). A expectativa é receber mais de 30 mil visitantes.
Atividades não vão faltar no jardim do MAM, onde uma estrutura de mil metros quadrados abrigará 64 estandes das editoras, uma biblioteca com mais de 3 mil títulos e um Espaço de Leitura para os lançamentos.
Vários escritores, como Ana Cláudia Ramos, Márcio Vassalo e Roseana Murray participarão de bate-papo sobre o processo de criação. A criançada poderá acompanhar também o trabalho dos ilustradores, que estarão pintando e desenhando em grandes painéis. E ninguém vai sair de mãos vazias: as crianças ganharão um livro de presente na saída.
Na biblioteca, com ambiente preparado para os pequenos, os livros estarão com as capas viradas de frente, facilitando a escolha. De hora em hora, um escritor ou ilustrador estará conversando com a garotada.
Lugar de destaque
Mesmo em tempo de jogos eletrônicos e internet, a leitura ainda está no topo na preferência da criançada. A produção anual de livros para crianças e jovens ocupa o segundo lugar em número de exemplares publicados. E o pequeno leitor está cada vez mais exigente, buscando produtos de qualidade, com texto original e visual atraente.
O 7º Salão quer destacar a importância da ilustração nos livros infantis através da mostra "Viva ilustração", que trará reproduções de originais de artistas estrangeiros e brasileiros como Ziraldo, Ângela Lago, Graça Lima e Ivan Zigg.
Como atividade paralela ao Salão, o 7º Seminário da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil terá como tema "A importância dos clássicos universais para a educação", que acontecerá na Cinemateca do MAM nos dias 21 e 22, das 8h30 às 17h30. O seminário vai comemorar os 400 anos de publicação do livro "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, e os 90 anos da publicação de "Peter Pan", de James L. Barrie.
Homenagem a Rachel
"A casa dos benjamins", da Editora Caramelo, uma homenagem à Rachel de Queiroz, será lançado às 14h do dia quinta-feira, quando a escritora faria 95 anos. A casa onde a escritora cearense escreveu seu primeiro livro, "O quinze", foi transformada no cenário da história de Socorro Acioli.
A autora e o ilustrador Daniel Diaz estiveram na casa, em Fortaleza, várias vezes, fotografando o piso, portas e detalhes que ainda estão preservados desde o tempo em que era habitada pela família de Rachel. As ilustrações foram compostas com essas fotos, aplicações de renda e folhas originais dos benjamins, que foram plantados pela mãe de Rachel de Queiroz.
7º SALÃO DO LIVRO PARA CRIANÇAS E JOVENS - Abertura na quinta-feira (17). Galpão das Artes do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo. Tel.: 2240-4899/2240-3359). De seg. a sex., das 8h às 18h; sab. e dom., das 10h às 20h. R$ 3. Crianças até 1 metro não pagam. Estacionamento no local. Até dia 27.
---------
Fonte: Tribuna da Imprensa Online



0 Blá, blá, blá:
Postar um comentário
<< Ir para a página inicial