quinta-feira, dezembro 22, 2005

Os melhores bolinhos de bacalhau do mundo

Pegue um tanto de bacalhau de boa qualidade. Um quilo, um quilo e meio, por aí. Coloque-o para nadar em uma bacia grande cheia de água. Para nadar direito, ele deve ficar com a pele virada para cima, pois do contrário, o sal não se desprenderá muito bem. Em tempos de calor, é bom deixar na geladeira. O bicho precisa ficar no banho por, no mínimo, 24 horas. Troque a água pelo menos umas quatro vezes neste período.

Depois do banho, retire da geladeira. Se der, já tire uma parte das espinhas laterais com uma faca, porque aquilo faz um melê danado dentro da panela. Aí, está na hora do bacalhau fazer um escalda-pé. Coloque os pedaços em uma panela com água e leve a ferver. Ferveu, tira a primeira água e joga fora. Coloca a segunda água. Ferveu, retire o bacalhau e reserve a água. Deixe ela guardadinha que vai ter utilidade.

Agora vem a hora da chatice. Eu prefiro fazer com o bicho ainda quente. Retire as peles, as espinhas e comece a desfiar, bem desfiadinho. Os lusitanos têm um truque de enrolar os pedaços em um pano deprato e socar com um soquete para facilitar o trabalho. Já tentei e me enrolei. Também já tentei a máquina de moer, mas estope. Então, é ter paciência e ir desfiando, desfiando e sentindo as mãos todas melecadas. Tudo desfiadinho, deixe lá esperando.

Chegou a hora das batatas. Pegue um tanto de batatas de boa qualidade, bonitas, amarelinhas. Um tico menos que a quantidade de bacalhau. Para um quilo e meio de bacalhau, eu coloco mais ou menos um quilo e 200 (ou menos) de batata. Descasque, corte e coloque para cozinhar naquela água do bacalhau que ficou esperando, lembra? Pois é. Quando estiverem macias, escorra e amasse.

Pois bem, agora é que a coisa vira bolinho. Pegue o bacalhau, o purê de batatas, um pouco de salsa bem, bem, bem, bem picadinha em pedacinhos microscópicos. Nada de cebola, nada de alho, nada de coisa alguma, só um ingrediente secreto: noz moscada, que serve para perfumar o dito cujo. Para acrescentar os ovos é preciso utilizar o método da tentativa e erro. Comece com dois, se precisar, acrescente mais. Como saber? Assim, ó.

Numa panela grossa e funda, coloque metade óleo e metade azeite (só no azeite queima e faz muita espuma), deixe esquentar. Pegue duas colheres e um pouco da massa e modele os bolinhos. Jogue na fritura. Se desmanchar, coloque mais um ovo. Teste. Deu certo, mande brasa. Atenção: Não coloque mais de quatro ovos. A massa tem que ficar o mais dura possível. Frite tudo, mas esconda enquanto estiver fritando, senão o trabalho não rende.

Arrume tudo em um belo prato. decore com folhas de salsa. Para acompanhar, um bom azeite puro e com alho. Agora, corra para o banheiro para tomar banho e retirar o perfume que fica entranhado no corpo.

Daí, é só comer, acompanhado de um vinhozinho. Bom apetite, ora, pois, pois.

Amigo (des)oculto

Relacione a primeira com a segunda lista para acertar o resultado do amigo oculto no dia 24 na casa do Pedro:

1. Bilu
2. Pedro
3. Marilia
4. Ricardo
5. Rosa
6. Antonio
7. Gau
8. Rogério
9. Angélica
10. Leandro
11. Cristina
12. Luiz

A. Bilu
B. Pedro
C. Marilia
D. Ricardo
E. Rosa
F. Antonio
G. Gau
H. Rogério
I. Angélica
J. Leandro
L. Cristina
M. Luiz

Dica: Eu não me tirei.
Façam suas apostas!